top of page
WhatsApp Image 2022-09-19 at 19.58_edited.jpg

DE 4 A 6 DE DEZEMBRO DE 2023

PERIFERIA NO CENTRO: DESAFIOS DA PRODUÇÃO SOCIOLÓGICA HOJE

9º FÓRUM DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA

CERTIFICADOS DISPONÍVEIS

Os certificados do 9FPPGS estão disponíveis e podem ser acessados no link abaixo.

QUANDO /

4, 5 e 6 de Dezembro de 2023

ONDE /

IFCH/UNICAMP
R. Cora Coralina, 100 - Cidade Universitária, Campinas - SP, 13083-896

SOBRE

A nona edição do Fórum do Programa de Pós-graduação em Sociologia (FPPGS), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) apresenta como tema a Periferia no centro: os desafios da produção sociológica hoje. Organizado por discentes do PPGS-UNICAMP, o evento ocorrerá entre os dias 04 e 07 de dezembro de 2023 no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). 


O propósito do FPPGS é promover um espaço de diálogo entre pesquisadoras/es, bem como estimular a produção científica a partir do fazer coletivo. Nesse sentido, nesta edição do Fórum buscamos enfatizar os processos que têm permeado o espaço acadêmico a partir das mudanças sociais desencadeadas através da implementação de políticas afirmativas. Também almejamos realçar que tais políticas são fruto de conquistas angariadas pelos movimentos sociais, a exemplo do movimento estudantil, dos movimentos negros, indígenas, LGBTQIAP+ e de mulheres. 


Ao  trazer a periferia para o centro, acionamos uma reflexão que vai além do aspecto territorial, evidenciando as contribuições dos agentes sociais vistos e condicionados como marginais e compreendendo esse processo de reposicionamento, em que assumem também centralidade no debate sociológico, na produção científica e na própria universidade. Isso porque as transformações que vivenciamos no espaço universitário, mesmo que embrionárias e insuficientes, já apontam para a necessidade de se firmar uma agenda de compromissos em prol da concretização da inclusão social. É preciso reconhecer os limites em que esbarramos, para que possam ser superados.


O tema escolhido também nos convida a pensar a sociologia brasileira em sua localização geográfica e política, haja vista que nossa sociedade se encontra na periferia do capitalismo, e, em decorrência disso, nos deparamos com uma série de desafios à produção sociológica. As universidades no Brasil tiveram seu processo de origem e formação ancorado em políticas eugenistas, tratando a comunidade negra e indígena como objeto de pesquisa e distanciando a participação desses/as sujeitos/as enquanto produtores/as de conhecimento. Ao ressaltar as transformações desse histórico de exclusão e limitação do acesso ao ambiente acadêmico, nos propomos a discutir a universidade que almejamos: um espaço plural, público e verdadeiramente democrático, com a presença da classe trabalhadora.


A mudança referenciada tem possibilitado cada vez mais a presença de diferentes produções sociológicas e produtores/as de conhecimento, de maneira a expor as contradições do ditame neoliberal que pugna por um produtivismo do indivíduo. Ao mudar sua composição e tornar-se mais diversa, a universidade abre espaço para o diálogo sobre o fazer científico e seu referencial, promovendo outras e novas perspectivas, pautadas na coletividade.  Há de se enfatizar, portanto, o compromisso social e reparativo de democratização do acesso e da permanência estudantil. E o 9º Fórum do PPGS-UNICAMP quer contribuir com tal construção. 

Biblioteca 2_edited.jpg
  • Instagram

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

bottom of page