top of page
FUNDO SITE 11FPPGS.png

11º FÓRUM DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA

Desigualdades em contextos de crise:conservadorismo, violência e justiça social

18 a 20 de agosto de 2025

QUANDO /

18, 19 e 20 de Agosto de 2025

ONDE /

IFCH/UNICAMP
R. Cora Coralina, 100 - Cidade Universitária, Campinas - SP, 13083-896

SOBRE

A décima primeira edição do Fórum do Programa de Pós-graduação em Sociologia (FPPGS) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) apresenta como tema “Desigualdades em contexto de crise: conservadorismo, violência e justiça social”. Organizado por discentes do Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS), o evento ocorrerá entre os dias 18 e 20 de agosto de 2025 no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).


Como em todas as edições anteriores do evento, o 11º FPPGS visa possibilitar espaços de diálogo entre pesquisadores e pesquisadoras, tendo como pano de fundo a promoção de um fazer científico coletivo. Para 2025, elegemos o tema das desigualdades, mais especificamente, das desigualdades em contexto de crise, no qual predominam manifestações do conservadorismo e de violência, impondo barreiras à promoção da justiça social. Nesse cenário, as condições que estruturam e perpetuam as desigualdades permanecem estáveis, enquanto propostas de reforma e/ou transformação social seguem adiante, apesar das dificuldades que enfrentam.
As mesas de abertura e encerramento desta edição do FPPGS abordarão dois temas urgentes àqueles e àquelas que se buscam promover justiça social: as desigualdades de gênero e a crise climática.  Nestas duas atividades, propomos debates que consideramos essenciais no atual contexto de produção sociológica, cujos impactos recaem de maneira desigual sobre os diferentes setores da sociedade, sendo pautas importantes na agenda científica e na organização da conjuntura nacional e internacional.


A 30ª Conferência Mundial do Clima (COP 30) será realizada este ano em Belém, no Pará. O estado que receberá líderes de todo o mundo para debater a mudança climática e propor iniciativas para atenuar seus efeitos é o mesmo que em 2024 propôs a educação a distância para comunidades indígenas. Num cenário em que a emissão de gases de efeito estufa só aumenta, assim como a temperatura do planeta, é também no país da COP 30 que o governo federal encabeça a proposta de exploração de petróleo na Foz do Amazonas. O contexto atual é, portanto, atravessado por contradições e inércia em termos de ações que visem, de fato, garantir direitos e promover equidade Com o desastre das enchentes no Rio Grande do Sul e das queimadas que devastaram consideráveis áreas de biomas, como o Pantanal e o Cerrado, além do desmatamento na Amazônia, a questão ambiental se impõe como uma das principais preocupações e objeto de disputas políticas. Refletir criticamente sobre os desafios enfrentados neste período se torna, nesse sentido, também uma das prioridades da Sociologia – refletir não apenas acerca da preservação do meio ambiente em si, mas também da proteção das comunidades que ocupam essas áreas e são as mais afetadas. A construção de uma sociedade mais igualitária  passa necessariamente pela salvaguarda ao meio ambiente, algo que este Fórum do PPGS pretende colocar em pauta.


Enquanto isso, as boas iniciativas de políticas públicas – cujo potencial para enfrentar as desigualdades é atestado por experiências similares em nível internacional e pesquisas nacionais, muitas na Sociologia – perdem a centralidade. É o caso da Política Nacional de Cuidados, instituída pela Lei 15.069/2024, sancionada pelo presidente Lula. Essa Política propõe a garantia do direito ao cuidado e em seu texto considera as múltiplas desigualdades ao fazê-lo. Ela tem como foco não apenas os beneficiários dos cuidados – especialmente crianças, idosos e pessoas com deficiência –, mas também quem cuida, seja de forma remunerada – empregadas domésticas, diaristas, babás e cuidadoras – ou sem remuneração – como as donas de casa. A partir da aprovação dessa Lei, a expectativa é que tenhamos acesso a um Plano Nacional de Cuidados, que deverá ser utilizado por diferentes instâncias governamentais para a implementação da Política. Entretanto, ainda que o cuidado se constitua como objeto da Sociologia há décadas, o debate público em torno do tema – e da Política – parece incipiente. Este debate se alinha a discussões em torno do direito das mulheres no âmbito trabalhista, político ou reprodutivo/sexual. Em meio a retirada de direitos e o avanço de um projeto conservador, as mulheres são alvo constante de violação.


Certamente, esses são apenas dois entre diversos temas que poderíamos eleger para este evento. Por isso, nossos Grupos de Trabalho constituem espaços que poderão abarcar propostas sobre problemáticas diversas, numa oportunidade para o diálogo e a troca entre pesquisadores e pesquisadoras. Além disso, assim como nas outras edições, o Fórum promoverá oficinas para estudantes de graduação e pós-graduação baseando-se no entendimento de que o contexto atual também é de ataque às universidades públicas, e as perspectivas acadêmicas e de trabalho são cada vez mais incertas.


​O evento deste ano contará com intervenções cujo objetivo é abarcar o contexto de crises múltiplas que consolidam as desigualdades e minam cada vez mais nossa atuação em prol da justiça social. Assim, o 11º FPPGS se propõe a ser um espaço de reflexão acerca das alternativas e possibilidades que a Sociologia pode oferecer em um cenário de contradições e incertezas. 

6luw_dsc02692_edited.jpg

Acompanhe no Instagram:

10º FÓRUM DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (FPPGS- IFCH/UNICAMP) 

Contato: comissaofppgs@gmail.com

 

Apoio:                                                                                        

Apoio
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
bottom of page